Estados Unidos saúdam apoio de Marrocos à ONU na resolução da crise líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, saudou os esforços de Marrocos nas ações das Nações Unidas para resolver o conflito líbio, numa altura em que se procura retomar o processo político, na Líbia.
Pompeo falava numa reunião por videoconferência com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, tendo encorajado o Governo marroquino a “ continuar a apoiar os esforços da ONU para resolver o conflito na Líbia e pôr termo aos seus efeitos desestabilizadores em toda a região”.
Um comunicado publicado esta quinta-feira pelo Departamento de Estado norte-americano indica que Pompeo também sublinhou o papel de Marrocos "na luta comum contra o terrorismo e o extremismo violento”.
Os Estados Unidos, por intermédio do seu embaixador na Líbia, Richard Norland, juntaram-se às ações de busca de uma solução política no país.
Propuseram a desmilitarização das zonas de Sirtes e al-Joufra e a retomada da produção petrolífera, cujas receitas serão congeladas numa conta bancária até ao alcance de um entendimento entre Líbios sobre gestão dos recursos petrolíferos.
Esta proposta foi retomada nas declarações de cessar-fogo imediato dos presidentes do Conselho Presidencial do Governo, Fayez al-Sarraj, e do Parlamento, Aguila Saleh, formuladas a 21 de agosto último.
A 28 de agosto de 2020, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou os “ esforços de comunicação envidados pelo reino de Marrocos para chegar a uma solução para o conflito líbio”.
Exprimiu a sua determinação de apoiar Marrocos "de forma construtiva e contínua no caso líbio, no quadro do Acordo de Skhirat e dos resultados da Conferência de Berlim”.
Isso seguiu-se ao anúncio pela MANUL de reuniões que a representante especial interina do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Stephanie Williams, manteve com o chefe da diplomacia marroquina e outros responsáveis marroquinos em Rabat, qualificadas de “frutuosas”.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 03set2020