Estados Unidos saúdam abertura para acesso à ajuda humanitária na Etiópia
Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos saudaram as medidas tomadas pelo Governo etíope e pelas autoridades provinciais de Tigré e Afar, nestas últimas semanas, para permitir a entrega da tão esperada ajuda alimentar e humanitária às comunidades afetadas pela guerra civil no país.
Com efeito, vários milhões de pessoas, na Etiópia, continuam confrontadas com insegurança alimentar aguda e fome extrema, como consequência direta do conflito armado.
Num comunicado de imprensa publicado neste fim de semana, o secretário de Estado norte-americano exortou as partes etíopes a "acelerar, manter e alargar estes esforços” a fim de garantir um acesso humanitário imediato, duradouro e sem obstáculos a todos os cidadãos etíopes afetados por este conflito.
Ele declarou que os Estados Unidos estão prestes a continuar a dar a sua ajuda nesta iniciativa de salvamento.
Anthony Blinken recordou que, nos últimos meses, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, tomou uma série de “medidas encorajadoras” que estabeleceram as bases de um fim do conflito, nomeadamente o levantamento do Estado de emergência, a libertação de alguns prisioneiros e reclusos políticos e, paralelamente às autoridades de Tigré, a declaração de uma cessação efetiva das hostilidades.
"Estamos igualmente encorajados pelo facto de que as forças de Tigré retiraram a maioria dos seus elementos de Afar, e reiteraram o seu compromisso a favor de uma resolução pacífica do conflito”.
Blinken exortou as partes a aproveitar essa oportunidade para fazer progredir um cessar-fogo negociado, incluindo as disposições de segurança necessárias, e pedir o restabelecimento urgente dos serviços essenciais em Tigré.
"Os Estados Unidos permanecem engajados a favor de uma Etiópia unificada, próspera e soberana e apoiam um processo político inclusivo que visa suprir as divisões do país e garantir a paz e segurança a todos os cidadãos etíopes”, declarou.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 01maio2022