Estados Unidos saúdam Presidente do Mali por esforços no resgate de reféns
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O enviado do Presidente norte-americano, Roger Carstens, agradeceu, terça-feira em Bamako, ao chefe do Estado maliano, o coronel Assimi Goita, todos os esforços envidados para a libertação dos reféns retidos no território maliano.
Encarregue das questões de reféns, Carstens fez esta declaração no final de uma audiência que lhe concedeu o coronel Assimi Goita, anuncia um comunicado da Presidência maliana.
A sua visita ao Mali, de 12 a 14 de junho corrente, tem como objetivo trocar opiniões sobre os esforços mútuos a envidar pelos dois países a fim de socorrer reféns norte-americanos, de acordo com a mesma fonte.
"Foi uma honra para mim ser recebido pelo Presidente da Transição a fim de falarmos dos reféns norte-americanos”, regozijou-se o enviado especial do Presidente Joe Biden, acompanhado pelo embaixador dos Estados Unidos no Mali, Dennis Hankins.
O encontro entre os dois interlocutores versou igualmente sobre reféns de outras nacionalidades, precisa o comunicado.
A delegação norte-americana disse ter encontrado no Presidente da Transição boas disposições para ajudar no resgate dos reféns de todas as nacionalidades no território maliano.
Por sua vez, o Presidente da Transição no Mali, Assimi Goita, saudou o compromisso dos Estados Unidos no combate ao terrorismo.
"A situação é complexa. Por isso, nós devemos ter uma coordenação de qualidade”, declarou o Presidente Goita, acrescentando que o Mali está totalmente disponível para apoiar todos os esforços contra o terrorismo.
Até ao momento, pelo menos seis reféns estrangeiros, dos quais cidadãos americanos, franceses, australianos e alemãos, encontram-se retidos no Mali.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/DD 14junho2022