Estados Unidos saúdam 10.º aniversário de revolução tunisina
Túnis, Tunísia (PANA) - O secretário de Estado americano, Michael Pompeo, felicitou o povo tunisino pelo 10.º aniversário da revolução tunisina, soube a PANA de fonte oficial.
Numa mensagem de parabéns, Pompeo exprimiu o “orgulho” dos Estados Unidos por terem estado ao lado do povo tunisino na última década.
Nesta missiva publicada pela Embaixada dos Estados Unidos em Túnis, o chefe da diplomacia americana lembrou que “a parceria entre os nossos dois países é sólida e remonta a vários séculos, na época do Tratado de Paz e Amizade de 1797.”
"A Tunísia é um parceiro de escolha, uma vez que as nossas relações assentam no nosso compromisso comum a favor dos valores democráticos e da promoção da prosperidade económica dos nossos povos”, lê-se no mesmo documento.
"Estamos orgulhosos por termos estado ao lado do povo tunisino na última década, pois eles (Tunisinos) tornaram-se num modelo de democracia inclusiva, onde os direitos das mulheres e das minorias, bem como a liberdade de se expressar e de se organizar são constitucionalmente respeitados”, regozijou-se Pompeo.
Para ele, o fato de a Tunísia ter recebido o Prémio Nobel da Paz para o Diálogo e a Paz (em 2015) atesta o verdadeiro carácter do povo tunisino.
Garantiu que os Estados Unidos continuam "determinados" a apoiar o povo tunisino na criação de empregos, envolver o setor privado e reforçar as instituições democráticas e o Estado de Direito, e trabalhar juntos para promover a prosperidade económica em toda a Tunísia.”
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 14janeiro2021