Estados Unidos sancionam três altos responsáveis do Governo liberiano por corrupção
Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos impuseram sanções a três altos responsáveis do Governo liberiano pela sua presumível implicação na corrupção pública na Libéria, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado publicado por Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, trata-se de Nathaniel McGill, ministro de Estado para os Assuntos Presidenciais e chefe de Gabinete do Presidente da República, George Weah; Sayma Syrenius Cephus, procurador-geral da Libéria; e Bill Twehway, diretor-geral da Autoridade Portuária Nacional (NPA, sigla em inglês).
De acordo com o comunicado, McGill terá utilizado a sua posição para “minar a integridade e a independência das instituições democráticas da Libéria e subverter as prioridades do Governo para fins pessoais.”
Cephus, de acordo com os Estados Unidos, "desenvolveu relações estreitas com suspeitos sujeitos a inquéritos criminosos e recebeu subornos de indivíduos a troco do abandono dos seus processos judiciais.”
O comunicado indica que Twehway utilizou a sua posição no seio da NPA para promover, de maneira corrompida, a sua riqueza pessoal e a sua agenda política.
"Estas três pessoas foram designadas em virtude do decreto 13.818, que se apoia na lei Magnitsky sobre a responsabilidade em matéria de direitos humanos. A sua aplicação visa os autores de violações graves dos direitos humanos e de corrupção no mundo inteiro”, le-se na nota.
Os Estados Unidos afirmam que os três homens contribuíram para a agravação da corrupção na Libéria.
"Estas condenações refletem o nosso compromisso de aplicar a estratégia dos Estados Unidos em matéria de luta contra a corrupção e estabelecer uma parceria com o Governo e o povo liberianos para ajudar o país a definir uma melhor via para o futuro”, indica o comunicado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 16agosto2022