Estados Unidos salienta importância de acordo de cessar-fogo na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, salientou, domingo, a necessidade de se formalizar um cessar-fogo e mecanismos de supervisão do mesmo na Líbia.
O diplomata americano pronunciou-se assim durante um encontro com o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, sobre o processo de paz na Líbia, algumas horas antes do início da conferência de Berlim (Alemanha), ocorrido no mesmo dia, sobre a crise líbia.
"Estamos convencido da necessidade de se alçançar um acordo de cessar-fogo formal e um mecanismo de supervisão viável na Líbia”, acrescentou Pompeo num tweet divulgado domingo na página oficial da Embaixada americana na Líbia.
Por seu turno, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglua, declarou que “as partes presentes na conferência de Berlim entenderam-se sobre um projeto de declaração final."
A comunidade internacional discutiu, domingo em Berlim, sob a égide da chanceler alemã Angela Merkel, sobre uma solução para a crise líbia, com a participação de 11 países que representam todos os atores.
Estiveram presentes representantes da União Europeia, das Nações Unidas, da União Africana e da Liga dos Estados Árabes.
No mesmo contexto, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukri, discutiu com o seu homólogo italiano, Luigi di Maio, sobre “meios de fazer avançar os esforços com vista a uma resolução global que aborde todos os aspetos da crise e reforçar as possibilidades do êxito do processo político de Berlim, atacando-se a tudo o que vai entravar esta via.”
À margem das atividades da cimeira da conferência de Berlim sobre a Líbia, o porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Hafedh, declarou que os dois ministros abordaram “todas as outras questões regionais que preocupam as duas partes, incluindo os desenvolvimentos rápidos na cena líbia.”
-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 19jan2020