Estados Unidos reiteram seu apoio a esforços para desmantelar milícias na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos reafirmaram, segunda-feira última, o seu apoio aos esforços contínuos das autoridades líbias para “desmantelarem e desarmarem milícias e grupos armados na Líbia., anunciou o embaixador norte-americano na Líbia, Richard Norland.
Norland fez esta declaração durante um encontro, no mesmo dia, com o ministro líbio do Interior do Governo de União Nacional, Fathi Bachagha, segundo um tweet da Embaixada dos Estados Unidos.
“Essas milícias representam uma ameaça séria à construção dum Estado forte, democrático e unificado na Líbia”, lê-se na mensagem.
Sábado último, o embaixaor norte-americano advertiu da retomada de operações militares na Líbia, sublinhando “ter tomado nota, com inquietude, de "informações credíveis" segundo as quais forças filiadas ao mesmo tempo no LNA (Autoproclamado Exército Nacional Líbio) e no GNA (Governo Nacional de União) preparam ações militares para breve.
"Sejam quais forem estas ações, ofensivas ou preventivas, violarão os acordos concluídos em Berlim (Alemanha)”, avisou a Embaixada.
Apelou às partes líbias e aos seus apoiantes externos para examinarem atentamente os riscos inerentes a tais ações e duplicarem o seu apoio ao diálogo sobre a segurança, facilitado pelas Nações Unidas. em Genebra (Suíça) com vista a chegar-se a um cessar-fogo duradouro, conforme resoluções da Conferência de Berlim (Alemanha) realizada a 19 de janeiro último.
O primeiro ciclo de reuniões do Comité Militar Misto líbio 5+5, que é a vertente militar do processo de Berlim, foi encerrado, sexta-feira última em Genebra, sem ter chegado a um entendimento sobre os meios de restabelecer a normalidade nas zonas de confrontos, perto de Tripoli, enquanto a Missão da ONU na Líbia (MANUL) propõe a data de 18 de fevereiro corrente para a retomada das reuniões do Comité.
As duas partes entenderam-se sobre a importância do prosseguimento da trégua iniciada a 12 de janeiro último, e a importância de a respeitarem e evitarem a sua violação.
Também expressaram a vontade de transformar a trégua num cessar-fogo permanente.
A data do início da vertente política em Genebra está marcada para 26 de fevereiro corrente, devendo a mesma agrupar 40 pessoas a razão de 13 delegados para o Parlamento e o Alto Conselho de Estado, bem como 14 personalidades líbias de diversos meios escolhidas pelo enviado da ONU, Ghassan Salamé.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 11fev2020