Khartoum, (Cartum) - Sudão (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, manteve uma conversa telefónica terça-feira com o prmeiro-ministro sudanês, Abdullah Hamdouk, a quem sublinhou o apoio contínuo do seu país ao governo de transição civil do Sudão.
Blinken saudou o papel dos líderes de transição para trazer paz, justiça e liberdade ao povo sudanês.
Comprometeu igualmente a apoiar Cartum no domínio económico e a reforçar a cooperação em todos os setores, informou Agência Sudanesa de Imprensa (SUNA).
Segundo a SUNA, o secretário de Estado americano afirmou, no seu primeiro telefonema ao primeiro-ministro o firme compromisso de Washington de apoiar a transformação democrática do Sudão e de honrar as suas obrigações.
Hamdouk felicitou o secretário de Estado americano pela sua tomada de posse, sublinhando ao mesmo tempo que as suas relações bilaterais tinham entrado numa nova era após a revolução sudanesa e a retirada do Sudão, no ano passado, da lista de Estados que apoiam o terrorismo, refere a SUNA
Uma declaração separada do Departamento de Estado americano indica que os dois estadistas discutiram formas e meios de promover as reformas e o desenvolvimento económicos, implementando ao mesmo tempo os recentes acordos de paz e abordando as causas da violência, em Darfur.
-0- PANA MA/NFB/JSG/DIM/IZ 10fev2021