Estados Unidos reiteram apoio à Líbia na luta contra coronavírus
Tripoli, Líbia (PANA) – O embaixador americano na Líbia, Richard Norland, reafirmou o apoio do seu país aos esforços das instituições económicas líbias e decisores para fazer face aos desafios que resultam da pandemia do coronavírus, na Líbia.
O diplomata falava durante uma reunião com o ministro líbio das Finanças, Faraj Boumtari, na presença do secretário de Estado adjunto do Tesouro Americano, Eric Meyer, indica um comunicado da Embaixada divulgado terça-feira, Tripoli.
Norland sublinou que garantir o pagamento em tempo oportuno dos salários do setor público e a alocação imediata dos fundos necessários ao Centro Nacional de Luta contra as Doenças, aos municípios e outros para lutar contra a pandemia é vital para proteger os Líbios.
O embaixador saudou todas as tentivas visando melhorar a coordenação entre os dirigentes das instituições económicas, nomeadamente pela organização do Conselho de Administração do Banco Central da Líbia e a comunicação direta entre o Ministério das Finanças e o Banco para permitir ao Governo responder à crise sanitária potencial.
Os Estados Unidos anunciaram, sábado passado, a concessão de seis milhões de ajuda humanitária à Líbia em apoio aos seus esforços na luta contra a pandemia do coronavírus.
Sexta-feira, o embaixador americano exortou, numa carta aberta, os beligerantes líbios a observar uma trégua humanitária para permitir o êxito dos esforços de luta contra o coronavírus.
Sublinhou que a melhor maneira de satisfazer esta exigência é que o marechal Khalifa Haftar abandone a sua ofensiva contra Tirpoli.
A Líbia totaliza oito casos confirmados de coronavírus.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 31março2020