Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos reduzem pessoal de Embaixada no Sudão do Sul

Lagos, Nigéria (PANA) - Os Estados Unidos anunciaram sexta-feira uma nova redução do pessoal da sua Embaixada em Juba, a capital do Sudão do Sul, país atormentado por violências engendradas por uma crise política.

O Departamento de Estado americano declarou que esta nova redução do pessoal se deve à deterioração da segurança no Sudão do Sul

"Tomamos esta medida por medida de prudência para garantirmos a segurança do nosso pessoal diplomático. Depois desta redução de pessoal, a Embaixada americana em Juba já não estará em condições de prestar serviços consulares aos cidadãos americanos no Sudão do Sul. A Embaixada americana em Nairobi, no Quénia, passa a atendê-los neste sentido até à nova ordem", precisa o comunicado.

O Departamento de Estado exorta os cidadãos americanos no Sudão do Sul a deixarem o país.

No entanto, os Estados Unidos declararam que a redução do seu pessoal não afetará o seu engajamento ativo para apoiar os esforços regionais e internacionais com vista a pôr termo à violência no Sudão do Sul, nomeadamente o trabalho essencial da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS).

Os Estados Unidos anunciaram sexta-feira um montante suplementar de 49 miliões e 800 mil dólares americanos sob forma de ajuda para participar na resolução da crise humanitária neste novo país africano.

-0- PANA SEG/AKA/AAS/MAR/DD 03jan2014