Estados Unidos reafirmam seu apoio à Comissão Nacional Eleitoral na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Os Estados Unidos reafirmam o seu apoio ccontínuo À importante missão da Comissão Eleitoral Líbia, declarou quinta-feira o enviado especial na Líbia e embaixador norte-americano, Richard Norland.
O diplomata americano reafirmou o apoio do seu país neste sentido durante um encontro com o presidente da Alta Comissão Eleitoral Nacional líbia, Imad al-Sayah.
o apoio contínuo dos Estados Unidos à importante missão da Comissão Eleitoral.
Num tweet publicado nesta sexta-feira, Norland ecreveu que "nós somos encorajados pelo facto de vermos que os Líbios estão impacientes de votar e trazer ao país inteiro a estabilidade e prosperidade, quer no sul, no leste ou no oeste.”
Eleições presidenciais estão previstas para 24 de dezembro próximo na Líbia, de acordo com o Parlamento, que marcou as eleições legislativas para 24 de janeiro próximo.
A data das legislativas foi marcada depois ddee o Parlamento ter adotado as leis eleitorais contestadas pelo Alto Conselho de Estado, que denuncia a violação da Declaração Constitucional, o acordo político e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que estipulam uma coordenação entre as duas instâncias legislativas na elaboração das leis eleitorais.
Os Estados Unidos manifestaram, desde a investidura do Presidente americano, Joe Biden, um grande interesse pelo caso líbio, ao nomear o embaixador Richard Norland como enviado especial na Líbia, e sublinhando o seu apoio a uma solução política através da organização das eleições gerais em conformidade com o roteiro do Fórum do Diálogo Político líbio e sob os auspícios da Organização das Nações Unidas.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 15out2021