Estados Unidos reafirmam compromisso de promover paz na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos reafirmaram o seu compromisso de pomover a paz, estabilidade e prosperidade na Líbia, garantindo serem parceiros para os Líbios amigos de “uma Líbia melhor”, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado esta terça-feira, a embaixada dos Estados Unidos em Trípoli sublinhou, por ocasião da festa nacional americana, celebrada a 4 de julho corrente, que “a Líbia é um país que procura a realizar a unidade e soberania pois o povo líbio apela ao fim da divisão política, ao acesso a melhores condições de vida e à obtenção do direito de escolher os seus líderes.”
Estes objetivos são similares, de acordo com a mesma fonte, aos ideais que animaram, a 4 de julho de 1776, os respresentantes dos 13 primeiros Estados dos Estados Unidos da América signatários da Declaração de Independência que oficializava a decisão do país de se separar da Grã-Bretanha e de se tornar num Estado soberano.
A Declaração da Independência estabeleceu as bases de vários princípios diretores da nossa nação que são a liberdade, a democracia, a igualdade e a ideia de que o Governo existe para servir o povo, lê-se no comunicado.
"Enquanto nação e cidadãos, esforçamo-nos para respeitar estes princípios e o compromisso assumido pelos nossos fundadores”, lembrou a embaixada americana no seu documento.
Os Estados Unidos aumentaram, desde o emposse da administração do atual Presidente norte-americano, Joe Biden, em 2021, o seu interesse pela Líbia, ilustrado pela nomeação do embaixador Richard Norland como seu enviado especial neste país da África do Norte, swegundo observadores da cena política líbia.
Isto permitiu, segundo os mesmos, um maior envolvimento dos Estados Unidos na busca de uma solução para a crise líbia ao exercer pressões sobre diferentes protagonisas líbios e ao ajudar as Nações Uidas a conseguirem a organizar eleições na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 05julho2023