Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos prometem intervir na Líbia para conter Daech "se necessário"

Tripoli, Líbia (PANA) – Um porta-voz da Casa Branca declarou quarta-feira última que o Presidente norte-americano, Barack Obama, recebeu informações de primeira mão sobre o perigo da influência da organização Daech (Estado Islâmico) na Líbia pelo que prometeu agir em consequência se a necessidade o exigir.

« Os Estados Unidos tomarão as medidas necessárias no país para fazer face a este perigo em caso de necessidade. Se houver uma necessidade para que os Estados Unidos lancem uma ação unilateral para proteger o povo norte-americano, o Presidente não hesitará em fazê-lo”, precisou aos jornalistas o porta-voz da Casa Branca, Jos Enrst, citado esta quinta-feira pela imprensa líbia.

Ernst não afirmou que o Presidente Obama tomou qualquer decisão sobre a possibilidade de enviar tropas para Líbia, mas limitou-se a dizer que ele « demonstrou uma vontade de tomar medidas decisivas » mesmo na Líbia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da coligação internacional contra o grupo do Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos reafirmaram recentemente, durante uma reunião em Roma, a sua determinação de derrotar o grupo, exprimindo a sua preocupação pela sua ascensão na Líbia, mas sem se pronunciar claramente sobre uma intervenção militar neste país da África do Norte.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 4fev2016