Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos prometem doar navio de patrulha à União das Comores

Moroni- Comores (PANA) -- Os Estados Unidos vão entregar à União das Comores, no início de 2010, um navio de patrulha, anunciou quarta- feira em Moroni o chefe do Comando Militar para África (Africom) sediado em Stuttgart (Alemanha), o general William Ward.
Falando no termo de uma visita de 24 horas à capital comoriana, o general Ward explicou que a sua instituição não tem por missão imiscuir-se nos assuntos internos dos Estados parceiros.
"O Africom não dispõe de tropas.
Não se trata de um Exército de intervenção em África, mas sim de um estado-maior sem divisão", insistiu o oficial general norte-americano.
Elre deplorou o carácter "episódico" das "muitas antigas" relações dos Estados Unidos com e a União das Comores, sublinhando que a sua visita visa examinar, com autoridades deste arquipélago, os meios de reforçar estes laços, tornando-os mutuamente benéficos.
O general Ward negou a possibilidade de o seu país instalar uma base militar nas Comores e na região, expressando no entanto o desejo dos Estados Unidos de reforçar as capacidades do Exército comoriano em função dos objectivos visados pelo Governo da União das Comores.