Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O presidente do Burkina Faso, Roch Marc Marc Christian Kaboré, recebeu terça-feira o chefe do Comando americano (AFRICOM), general Stephen Townsend, que assegurou que o seu país está empenhado em apoiar o Burkina Faso na luta contra o terrorismo, nos últimos anos.
De acordo com uma declaração da Presidência burkinabe, o desafio de segurança em que o Burkina Faso e a sub-região enfrentam esteve no centro das discussões.
"Tivemos discussões muito positivas e produtivas sobre os desafios de segurança enfrentados por Burkina Faso e seu povo", disse o general americano no final da reunião com o chefe de Estado.
O general Stephen Townsend disse que a Africom irá ajudar o Burkina Faso na formação, tanto em termos de equipamento como através do reforço da cooperação com parceiros já envolvidos no terreno.
O general Townsend sublinhou que os desafios de segurança do Burkina Faso exigem iniciativas políticas, económicas e militares abrangentes para provocar mudanças positivas.
Neste sentido, o comandante da Africom salientou a importância dos Estados Unidos de continuarem a apoiar "os esforços internacionais no Burkina Faso", acrescentando que "a solução tem de vir das forças de defesa e de segurança bukinabe".
-0- PANA TNDD/BEH/DIM/IZ 18set2019