Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos prometem ajuda humanitária ao Congo

Lagos, Nigéria (PANA) – Os Estados Unidos prometeram uma ajuda ao Congo na sequência da explosão dum paiol, domingo último em Brazzaville, a capital congolesa, que fez cerca de 200 mortos e centenas de feridos, anuncia um comunicado divulgado em Lagos.

Neste comunicado, a secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton declarou-se «profundamente entristecida » pelas perdas de vidas humanas e pelos danos causados por estas explosões em Brazzaville.

Ela anunciou que a Embaixada do seu país no Congo « está a elaborar uma declaração de catástrofe que permitirá aos Estados Unidos concederem uma ajuda e socorros de emergência às vítimas desta tragédia ».

Ela declarou que os Estados estão a trabalhar com o Governo do Congo e a comunidade internacional «para determinar a ajuda suplementar a conceder ao Governo e ao povo do Congo ».

A União Africana (UA) lançou segunda-feira um apelo à comunidade internacional para assistir as famílias das pessoas mortas ou feridas nesta explosão.

Por outro lado, as Nações Unidas exprimiram o seu apoio ao Congo tranquilizando as autoridades locais no tocante ao prosseguimento da sua cooperação e participação nas operações de socorros humanitários em curso.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/FK/DD 06março2012