Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos prometem $ 73 milhões de dólares de ajuda ao Zimbabwe

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Presidente americano, Barack Obama, prometeu 73 milhões de dólares americanos de ajuda ao Zimbabwe, anuncia neste sábado um comunicado da Casa Branca.
Esta promessa foi feita sexta-feira durante um encontro em Washington entre o Presidente Obama e o primeiro-ministro zimbabweano, Morgan Tsvangirai.
Segundo a nota, o Presidente Obama sublinhou no entanto que "esta ajuda não irá directamente ao Governo zimbabweano, mas ao povo do Zimbabwe".
Este fundo servirá nomeadamente para promover e consolidar os esforços em matéria do reforço da democracia, dos direitos humanos e do Estado de direito neste país da África Austral.
De acordo com a mesma fonte, Tsvangirai agradeceu a Obama a sua ajuda, recordando que o Zimbabwe atraversa um período de transição.
"O Governo trabalha com vista a instituir reformas susceptíveis de oferecer, dentro de 18 meses, ao povo do Zimbabwe a possibilidade de viver decentemente", garantiu o primeiro-ministro zimbabweano.
O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, que dirige o Zimbabwe desde 1980, data do final da dominação da minoridade branca neste país, aceitou de partilhar o poder com Tsvangirai, chefe do Movimento para a Mudança Democrática (principal partido da oposição).