Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos preocupados com interdição de agências humanitárias por Al-Shabaab na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos estão extremamente preocupados com a interdição feita terça-feira pelo grupo islamita somalí Al-Shabaab às agências onusinas e a Organizações Não Governamentais (ONG) de fornecer ajuda vital no centro-sul da Somália.

Também preocupa os Estados Unidos o confisco dos escritórios, dos bens e equipamentos pertencentes a estas organizações, indica um comunicado do Departamento de Estado americano divulgado em Washington DC, a capital dos Estados Unidos.

«Juntamo-nos ao Secretário-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e ao sub-Secretário-Geral da ONU para os Assuntos Humanitários e Socorros de Emergência para condenar estas ações em termos mais fortes possíveis », lê-se no texto.

As ações do Grupo Al-Shabaab, indica a fonte, colocam cada vez mais em perigo a vida de quatro milhões de pessoas na Somália, que precisam duma ajuda de emergência e de 250 mil pessoas que sofrem da fome.

Os Estados Unidos lembraram que o único objetivo das organizações humanitárias que trabalhavam na Somália é salvar vidas.

«Juntamo-nos à comunidade internacional para pedir a todas partes para respeitarem os princípios humanitários internacionais e autorizarem imediatamente estas organizações a terem um acesso total e sem obstáculos a todos os que precisem duma ajuda de emergência na Somália», concluiu o comunicado.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/FK/DD 30nov2011