Estados Unidos preocupados com ataques contra aviação civil na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – A Embaixada dos Estados Unidos na Líbia advertiu, segunda-feira, contra “os ataques sobre as instalações da aviação civil na Líbia”, garantindo estar “preocupada pelo facto de que estes ataques poderão ter consequências catastróficas”.
"Nas minhas discussões preliminares com os dirigentes de todas as partes, sem atribuir os atentados a quem quer seja, sublinhei que os Estados Unidos viam um risco elevado de intensificação dos ataques contra os aeroportos civis”, declarou o novo embaixador americano na Líbia, Richard Norland, citado por um comunicado da Embaixada divulgada no seu site oficial.
Se houver aviões civis a serem visados, prosseguiu, essa situação representará uma catástrofe”, acrescentou o diplomata americano.
Os ataques aéreos contra os aeroportos na região do oeste da Líbia levados a cabo pelo autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA) multiplicaram-se, nos últimos tempos, perturbando a navegação aérea e destruindo a infraestrutura aeroportuária.
Os aeroportos de Maitgua, em Tripoli, quase diariamente visados por bombardeamentos, e de Zouara (130 quilómetros oeste de Tripoli) são alvos de ataques aéreos, nos últimos dias, bem como o de Misrata (220 quilómetros leste).
Esta situação foi denunciada pela Missão de Apoio das Nações Unidas (MANUL) que lembrou a necessidade de se preservar as instalações civis e o respeito pelos direitos humanos e pelo Direito Humanitário Internacional.
O Governo líbio exortou a MANUL e a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades para proteger os civis, fazendo cessar estes ataques contra as infra-estruturas aeroportuárias.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 20ago2019