Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos preconizam reforço da AMISOM para lutar contra pirataria na Somália

Lagos, Nigéria (PANA)- Depois de quatro cidadãos norte-americanos morrerem recentemente quando o seu iate foi confiscado por piratas somalís ao largo do Oman, os Estados Unidos insistiram na necessidade de reforçar a Missão da União Africana na Somália (AMISOM), como meio de conter estes ataques.

« Os Estados Unidos encorajam os membros da comunidade internacional interessados pela estabilidade na Somália e pela pirataria a contribuir para a AMISOM com apoio material, financeiro e logístico », indica o Departamento de Estado norte-americano num comunicado entregue esta quarta-feira à PANA em Lagos.

" Os Estados Unidos encorajam igualmente contribuições africanas suplementares para a força de manutenção da paz da AMISOM ", acrescenta.

Condenando a morte dos seus quatro cidadãos, cujo iate «Quest » foi confiscado por piratas, os Estados Unidos declararam este ato como "deplorável", e sublinham firmemente a necessidade do prosseguimento dos esforços internacionais para enfrentar o problema de segurança comum levantado pela pirataria nas águas do Corno de África ».

A AMISOM, criada em 2007 para realizar operações de apoio à paz na Somália, tem apenas dois contribuintes, o Uganda e o Burundi, apesar das promessas de vários outros países.

Durante muito tempo, esta missão operou longe de ser dotada das capacidades aprovadas e não dispõe do equipamento militar necessário para cumprir normalmente o seu mandato.

Mais de 70 soldados da AMISOM foram abatidos pelo grupo terrorista Al Shabaab e por organizações similares.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/FK/IZ 23fev2011