Estados Unidos ponderam regresso de Embaixada à Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taher Siala, avistou-se com o embaixador norte-americano na Líbia, Richard Norland, para analisar a retomada das atividades da Embaixada norte-americana, a partir de Trípoli, após melhorias na situação de segurança, indica um comunicado oficial publicado sábado.
O encontro foi realizado este fim de semana no quadro dos esforços do Ministério dos Negócios Estrangeiros que visam fazer regressar as embaixadas estrangeiras a Tripoli.
Durante a reunião, Siala afirmou « a disponibilidade do Ministério de assistir a Embaixada norte-americana e a sua cooperação total para fazer desta etapa um êxito”.
A Embaixada norte-americana anunciou a sua intenção de deslocalizar a sua sede para Trípoli, “e adquirir bens imóveis em Trípoli para facilitar as relações diplomáticas norte-americanas a longo prazo na Líbia”.
A embaixada indicou que estes esforços surgem « numa altura em que preparativos intensivos estão em curso para o lançamento do Fórum de Diálogo Político líbio ”, previsto para a próxima segunda-feira na Tunísia.
Lembre-se que as missões diplomáticas e embaixadas estrangeiras deixaram, em 2014, Trípoli, após a deterioração da segurança devido aos confrontos entre grupos armados em que o aeroporto da capital foi incendiado.
Nestes útimos anos, com a melhoria progressiva da segurança, em Trípoli, várias embaixadas, como as da Argélia e Itália, regressaram à capital, onde elas retomaram as suas atividades.
Este movimento acelerou-se após o fim da guerra de Trípoli, em junho último, com a apresentação das credenciais de vários embaixadores de países estrangeiros junto do Governo de União Nacional.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 08nov2020