Cartum, Sudão (NAPA) - Os Estados Unidos analisam a possibilidade de levantar as sanções impostas ao Sudão por financiamento do terrorismo internacional, anunciou a Agência de Notícias Sudanesas (SUNA).
De acordo com a SUNA, a informação foi dada quinta-feira última durante um encontro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre o primeiro-ministro sudanês, Abdalla Hamdouk, e o Sub-secretário americano do Tesouro para o Controlo do financiamento do Terrorismo e a Inteligência financeira, Sigal P. Mandelker, à margem da 74.ª sessão da Assembleia geral das Nações Unidas.
Os dois interlocutores abordaram a cooperação e a coordenação entre o Escritório do Sub-secretário de Estado americano no Tesouro para o Controlo do financiamento do Terrorismo e Informações financeiras e autoridades sudanesas.
Os Estados Unidos reafirmaram o seu apoio ao novo Governo de Cartum nas áreas de reestruturação, da reforma do setor bancário sudanês, do reforço da capacitação e luta contra o financiamento do terrorismo.
Os Estados Unidos prometeram na mesma ocasião colaborar afanosa e urgentemente com as instituições sudanesas para retirarem o Sudão da lista de organizações financiadores do terrorismo, de acordo com a SUNA.
-0- PANA MO/VAO/ASA/DIM/DD 26set2019