Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos pedem a seus cidadãos para deixarem Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos pediram aos seus cidadãos residentes na Líbia para deixarem imediatamente este país, devido a uma situação de segurança “instável e imprevisível”, indica um comunicado do Departamento de Estado e citado quarta-feira pela imprensa líbia.

Os cidadãos norte-americanos foram instados igualmente a abster-se de viagem para este país da África do Norte, indica a nota.

A mesma advertência foi dada aos Norte-americanos, em dezembro de 2013, na sequência do assassinato dum professor norte-americano que exercia numa escola internacional em Benghazi (nordeste da Líbia).

Desde a destituição do regime de Muamar Kadafi, em agosto de 2011, após 42 anos de poder sem partilha, a Líbia está confrontada com uma insegurança galopante, marcada por assassinatos de militares, polícias, juízes, profissionais da imprensa e outros líderes políticos bem como cidadãos estrangeiros.

A Líbia está confrontada com uma profunda crise política devida à controversa nomeação dum novo Governo.

Esta situação foi exacerbada pela operação militar lançada a 15 e 19 de maio corrente por um general na reforma, Khalifa Haftar, para livrar o país de terroristas e de extremistas.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 28maio2014