Brazzaville, Congo (PANA) – Os Estados Unidos continuarão a participar no programa de desenvolvimento iniciado na região do Pool, no Congo-Brazzaville, anunciou terça-feira a rádio pública congolesa, citando a diretora para a África Central do Departamento de Estado americano, Mélanie Higgins.
A diplomata americana felicitou o Congo pelos esforços consentidos para manter a paz no Pool e disse ter solicitado à ministra congolesa dos Assuntos Sociais e Ação Humanitária, Antoinette Dinga Dzongo, a lista das suas prioridades para esta região e o país.
Falando no termo de uma reunião com a governante congolesa, Higgins prometeu identificar os fundos e os programas em que os Estados Unidos vão contribuir em função da resposta dada pela ministra Antoinette Dzongo.
As duas personalidades discutiram também sobre as questões dos refugiados da República Democrática do Congo (RDC), a prostituição de menores e o tráfico de pessoas, a reconstrução de casas e a reparação das estradas no departamento do Pool.
Mélanie Higgins exprimiu a satisfação dos Estados Unidos pela adoção pelo Parlamento congolês da lei contra o tráfico de seres humanos, revelando que o seu país espera a divulgação dos decretos de aplicação para tornar esta lei executória.
-0- PANA MB/BEH/MAR/IZ 07maio2019