Estados Unidos oferecem recompensa de $ 7 milhões pela cabeça do líder de Boko Haram
Abuja, Nigéria (PANA) – O Departamento de Estado norte-americano deu um passo nos esforços para a detenção do líder do grupo terrorista nigeriano Boko Haram, Abubakar Shekau, ao oferecer uma recompensa de sete milhões de dólares americanos por qualquer informação que conduza à sua captura.
A recompensa foi anunciada na versão francesa da conta Twitter oficial do Programa “Rewards for justice” do Departamento norte-americano.
Qualquer pessoa interessada por esta recompensa pode contatar via Whatsapp (+1 202 975 9195) e telegrama (@RFJ_Francais_bot).
"Cada Governo e cada cidadão tem interesse em levar os terroristas a Tribunal e impedir atos de terrorismo", declarou o Departamento de Estado.
Esta oferta foi proposta depois de a seita Boko Haram abater quatro agentes da Polícia e dois civis membros de um grupo de autodefesa, num ataque perpetrado contra uma base militar no nordeste da Nigéria, no Estado de Borno.
O ataque ocorreu quarta-feira, quando presumíveis terroristas da seita Boko Haram, a bordo de camiões equipados de metralhadoras, lançaram um raide à madrugada contra a base do Exército, em Damboa.
"Perdemos quatro polícias e dois milicianos civis que lutavam com os soldados durante o combate contra os terroristas”, indicou uma fonte local.
O chefe do grupo de autodefesa local que apoia o Exército, Ibrahim Liman, confirmou o balanço, enquanto o habitante Modu Malari explicou quarta-feira que os supostos terroristas atacaram a base com metralhadora e lança-foguetes, mas foram repelidos da cidade pelos soldados, após duas horas duma batalha feroz.
Mais de 50 habitantes ficaram feridos pelos estilhaços lançados pelos terroristas que disparavam contra as casas vizinhas.
Damboa situa-se na periferia da floresta de Sambisa, bastião de Boko Haram, onde o grupo lançou ataques repetitivos contra aldeias e postos militares.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/IZ 05março2020