Estados Unidos oferecem mais de 10 mil doses de vacina Pfizer ao Mali
Bamako, Mali (PANA) - A ministra da Saúde do Mali, Diéminatou Sangaré, recebeu na semana passada 100.620 doses da vacina Pfizer, doadas pelos Estados Unidos através da iniciativa COVAX, soube a PANA esta quinta-feira, em Bamako.
Esta primeira doação de 100.620 doses de 1.082.250 doses esperadas para o Mali da vacina PFIZER é o resultado de uma colaboração entre os dois países e a unidade COVAX.
A vacina PFIZER é armazenada à baixa temperatura abaixo de zero entre -80° e -86°C. Tem duração de quatro a cinco meses e é administrada em duas doses com um intervalo de quatro semanas.
Com PFIZER, uma terceira dose é recomendada entre três e meses após a segunda dose para reforçar a resposta imune em indivíduos com 60 anos ou mais e portadores de comorbidades.
Através desta doação, os Estados Unidos querem proteger os cidadãos do Mali, em particular os mais vulneráveis contra a covid-19, de acordo com a secretária de Estado adjunta americana para os Assuntos de Organizações Internacionais, Michelle J. Sison, em visita ao Mali.
De acordo com a ministra da Saúde do Mali, Diéminatou Sangaré, estas 100.620 doses da vacina PFIZER serão distribuídas, à partida, entre as seis comunas do Distrito de Bamako e as de Kati e Kalabancoro, no Koulikoro, para melhor controlar a introdução da vacina antes de estendê-la a todo o país.
Um alvo de 12 anos ou mais que nunca foi vacinado será afetado pela administração deste antígeno, segundo a mesma fonte.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 24março2022