Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos oferecem ajuda de $ 200 milhões ao Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - Os Estados Unidos anunciaram segunda-feira terem concedido este ano 174 mil toneladas de ajuda alimentar no valor de 200 milhões de dólares americanos ao povo sudanês, sobretudo para as populações de Darfur.

Um comunicado de imprensa publicado pela Embaixada norte-americana no Sudão e transmitido à PANA em Cartum declarou que cerca de 25 mil toneladas de sorgo oferecidas pela Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foram descarregadas em Port Sudan.

O comunicado indica que isto faz parte do apoio contínuo dos Estados Unidos a favor do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a assistência humanitária às pessoas deslocadas no Sudão, sobretudo em Darfur.

Ele indica que na primeira semana de dezembro corrente 21 mil toneladas suplementares de sorgo produzido nos Estados Unidos foram descarregadas em Port Sudan no quadro da resposta humanitária dos Estados Unidos à crise no Sudão do Sul.

Os Estados Unidos desviaram o carregamento que era previamente destinado ao Djibuti e o carregamento em curso no Sudão do Sul via Etiópia.

Ele indica que a assistência humanitária no Sudão do Sul poderá atualmente transitar a partir de Port Sudan por intermédio da cidade portuária sudanesa de Kosti, no Nilo Branco, via terrestre e marítima.

O comunicado explica que esta cooperação foi tornada possível pelo protocolo de acordo assinado a 8 de julho de 2014 pelos Governos do Sudão e do Sudão do Sul, que abriram as suas fronteiras para a passagem da ajuda humanitária.

O PAM vai transportar esta assistência alimentar essencial para os depósitos no Sudão do Sul para satisfazer as necessidades alimentares em 2015. A aquisição deste sorgo foi financiado pelo Bill Emerson Humanitarian Trust, uma reserva especial norte-americana utilizada tipicamente para responder à crises imprevistas.

O movimento de ajuda humanitária no Sudão do Sul por intermédio das instalações portuárias sudanesas é uma componente essencial da resposta à crise humanitária.

"Os Estados Unidos saúdam e apoiam a cooperação e a coordenação entre os Governos do Sudão e do Sudão do Sul que permitiram o transporte desta assistência alimentar essencial", indica o comunicado.

-0- PANA MO/MA/ASA/IS/SOC/FK/TON 30dez2014