Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos oferecem $ 30 milhões para operação de socorros no Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Governo americano anunciou uma doação de 30 milhões de dólares americanos a favor da operação de socorros de emergência do Programa Alimentar Mundial (PAM) para ajudar as populações afetadas pelo conflito e a insegurança alimentar no Sudão Sul.

Esta contribuição será entregue via Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Num comunicado entregue à PANA segunda-feira, em Nova Iorque, a USAID precisa que « a doação fez-se tendo em conta a degradação da situação humanitária no Sudão Sul, onde cerca de um milhão de pessoas estão severamente afetadas pela insegurança alimentar devido a um défice em cereais, ao aumento dos preços dos géneros alimentícios e a um conflito intercomunitário.

A agência cita o diretor da sua missão no Sudão Sul, Kevin Mullally, declarando que « esta contribuição do povo americano inscreve-se no quadro do apoio contínuo do Governo americano às populações mais vulneráveis no Sudão Sul, que necessitam duma assistência alimentar para reconstruir as suas vidas ».

Para Mullally, « o Governo americano é o primeiro apoiante da operação do Programa Alimentar Mundial no Sudão Sul e, além desta doação, contribuiu com mais de 110 milhões de dólares americanos em 2012 na operação de emergência do PAM neste país ».

O comunicado cita igualmente Chris Nikoi, o diretor nacional do PAM no Sudão Sul, declarando que « esta contribuição generosa do Governo americano chega num momento crítico em que o PAM estende a sua operação para responder às necessidades humanitárias crescentes”.

« Ao mesmo tempo, preparamos a estação das chuvas que se aproxima, mas estamos extremamente felizes por receber este apoio crucial », declarou o oficial do PAM.

Contudo, segundo Nikoi, devido ao mau estado da rede rodoviária no Sudão Sul, cerca de 60 porcento do país vai tornar-se inacessível durante a estação das chuvas.

« Esta contribuição ajuda o PAM a completar o preposicionamente dos seus géneros no Sudão Sul, onde as estradas vão tornar-se brevemente intransitáveis », acrescentou.

-0- PANA AA/VAO/NFB/AAS/IBA/MAR/IZ 22maio2012