Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos nomeia encarregado de negócios em vez de embaixador em Cartum

Cartum, Sudão (PANA) - Os Estados Unidos nomearam segunda-feira um encaregado de negócios na sua embaixada em Cartum, quando o Sudão aguarda pela nomeação de um embaixador de pleno direito, declarou uma fonte oficial.

O Departamento de Estado disse, em 2021, que ia enviar um embaixador ao Sudão mas, numa declaração em que anunciava, segunda-feira última, a nomeação do novo diplomata (encarregado de negócios), o secretário de Estado americano, Antony J. Blinken, não deu nenhuma razão, limitando a dizer que este último vai funcionar apenas interinamente.

"A Embaixadora Lucy Tamlyn, membro de carreira do Serviço dos Negócios Estrangeiros Sénior, da classe de ministro-conselheiro, servirá como encarregada de Negócios interinamente na nossa embaixada em Cartum, após a nomeação de Brian Shukan como embaixador dos Estados Unidos na República do Benin", refere o comunicado a que teve acesso a PANA em Cartum.

O comunicado acrescenta que a embaixadora Tamlyn "trará uma riqueza de experiência para este cargo", por  já ter servido anteriormente como diretora do Escritório do Enviado Especial ao Sudão e ao Sudão do Sul, e como embaixadora dos Estados na República do Benin, e, depois, na República Centro-Africana.

"Envio a embaixadora Tamlyn a Cartu,m neste momento crítico da transição democrática do Sudão, com a total confiança de Washington nela. A embaixadora Tamlyn servirá nesta posição até à nomeação e confirmação de um novo embaixador dos Estados Unidos no Sudão", disse Blinken.

Ele exprimiu o seu "profundo reconhecimento" ao encarregado cessante, Shukan, pela "sua excelente liderança" em parceria com atores sudaneses para alcançar uma transição democrática e responder às aspirações do povo sudanês à liberdade, paz e justiça.

-0- PANA MO/RA/BAI/IS/MAR/DD 17janeiro2022