Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos no Mali realça necessidade de reformas para eleições no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e toda a comunidade internacional convergem sobre a necessidade de se fazer, no Mali, certas reformas essenciais para a realização de boas eleições, declarou o embaixador dos Estados Unidos no Mali, Dennis Hankins.

No final de uma audiência em Bamako concedida pelo primeiro-ministro maliano, Choguel Kokalla Maiga, Hankins lamentou, no entanto, que os mal-entendidos entre as partes (Mali e CEDEAO) aconteçam num momento necessário para se fazer estas reformas com vista a organizar as eleições.

"Discutimos estratégias e espero que, nas próximas semanas, haja um acordo entre o Governo e a CEDEAO que permita aos Malianos concentrarem-se noutras questões prioritárias", disse o diplomata norte-americano.

A seu ver, é importante serem flexíveis nestas negociações com a ideia de encontrar uma solução. Isto é tão necessário que o impacto negativo destas sanções não é apenas no Mali, mas afeta igualmente os países vizinhos, alertou.

O encontro versou sobre a situação atual entre o Mali e a CEDEAO, marcada pelas sanções impostas por esta última ao primeiro, desde 9 de janeiro último. 


-0- PANA GT/IS/DIM/DD 05abril2022