Estados Unidos lançam iniciativa "Prosper Africa" para estimular investimento em África
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Os Estados Unidos lançaram uma nova iniciativa denominada "Prosper Africa", para aumentar, de maneira significativa, o comércio bilateral e o investimento com o continente africano.
Prosper Africa é uma abordagem para-governamental, que cria possibilidades de negócios, em África, beneficiando as empresas, os investidores e os trabalhadores, em África e nos Estados Unidos.
Esta iniciativa tem por objetivo modernizar e sincronizar as capacidades e esforços americanos, facilitar as transações, promover um clima de negócios justo e acessível e setores financeiros vigorosos.
Prosper Africa apresenta-se como uma oportunidade para África, que tem seis das 10 economias mais dinâmicas, no Mundo, e mais de um bilião de consumidores.
Os Estados Unidos são igualmente um mercado de 300 milhões de consumidores e um poder de compra de 33 mil biliões de dólares americanos.
Existe também a Lei Americana sobre as Oportunidades de Crescimento em África (AGOA), em vigor desde 2001, e cujo 18º Fórum decorre na capital económica ivoiriense, Abidjan.
Desde a sua entrada em vigor, a AGOA já permitiu a seis mil e 500 produtos originários dos países admissíveis da África Subsariana acederem ao mercado americano em franquia dos direitos aduaneiros sem restrição.
A AGOA, que devia terminar em finais de 2015, foi prorrogada, até 30 de setembro de 2025.
Para este ano, estão elegíveis à AGOA 39 países da África Subsariana dos quais 27 para benefícios concedidos a roupas e produtos têxteis.
-0- PANA BAL/JSG/MAR/IZ 05ago2019