Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos lamentam morte de Presidente ganense

Washington DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos apresentaram as suas condolências ao Gana após a morte terça-feira do Presidente John Atta Mills em Accra.

Num comunicado enviado à PANA em Washington, a Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, exprime a suas "sinceras condolências" ao povo do Gana, aos amigos, à família e aos próximos do defunto Presidente Mills.

"O Presidente Mills deu uma contribuição importante ao desenvolvimento e à democracia do Gana e construiu uma parceria forte e positiva com os Estados Unidos", sublinhou.

"Enquanto terceiro Presidente do Gana moderno, ele trabalhou para o reforço das instituições democráticas do seu país e para a prosperidade do seu povo. Ele fez avançar a paz regional e reforçou a reputação do Gana enquanto país líder em África", indica Hillary Clinton.

A Secretária de Estado americana descreveu o malogrado Presidente ganense como um "campeão" para a sua nação e nota que a sua perda será ressentida no mundo.

"Os meus pensamentos e orações vão ao conjunto do povo do Gana durante este período difícil", acrescentou.

O Presidente Mills, de 68 anos, morreu terça-feira num hospital militar de Accra, a capital. Ele sofria dum cancro da garganta.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 25julho2012