Estados Unidos instam seus cidadãos a deixarem Etiópia
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A Embaixada dos Estados Unidos na Etiópia convida os cidadãos americanos, neste país, a "partirem já", utilizando os voos comerciais disponíveis,
Numa "mensagem de segurança, a Embaixada alerta que "a segurança na Etiópia continua muito incerta."
"É pouco provável que a Embaixada dos Estados Unidos possa fornecer assistência aos cidadãos americanos na Etiópia se voos comerciais estiverem indisponíveis", lê-se na nota postada no website da Embaixada americana em Addis Abeba.
Cidadãos americanos que desejem deixar a Etiópia podem atualmente apanhar vários voos comerciais disponíveis, a partir do Aeroporto Internacional de Bole, segundo a mesma mensagem.
A Embaixada pode conceder um empréstimo de repatriamento a àqueles que atualmente não tenham condições para comprarem um bilhete de avião para os Estados Unidos, de acordo com a nota, que enumera as companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional de Bole.
A guerra violenta entre o Governo Federal Etíope e rebeldes, que ameaçam tomar a capital, Addis Abeba, para destituir o primeiro-ministro Abiy Ahmed, criou tensões na cidade e em todo país.
Os esforços da União Africana, dos Estados Unidos e de outras organizações para negociarem um cessar-fogo foram vãos até ao momento.
O Governo declarou o estado de emergência, chamando de volta os antigos soldados e exortando os cidadãos a aderirem à luta contra a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), a que se juntaram outros grupos armados.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 17novembro2021