Estados Unidos inquietos com seus cidadãos pretensos suspeitos em Kinshasa
Kinshasa, RD Congo (PANA) - Os Estados Unidos manifestaram-se, esta segunda-feira, preocupados com relatos sobre um pretenso envolvimento de cidadãos americanos na tentativa de golpe de Estado frustrada domingo último de manhã em Kinshasa pelo Exército Nacional Congolês, soube a PANA de fonte oficial.
"Estou chocada pelos eventos desta manhã e muito preocupada com relatos sobre cidadãos americanos pretensamente implicados na tentativa de golpe de Estado abafada", escreveu na sua conta X (ex-twitter) a embaixadora dos Estados Unidos na República Democrática do Congo (RDC), Lucy Tamlyn.
Garantiu que estar a cooperar com as autoridades da RDC em toda medida do possível, durante a investigação em curso sobre estes atos criminosos e a consequente responsabilização de qualquer cidadão americano implicado nos mesmos."
Esta ocorrência, lê-se na sua mensagem, ocasionou uma onda de desinformação nas redes sociais, relativamente à Embaixada americana.
Atravês da sua embaixadora, os Estados Unidos prometeram encorajar a imprensa a verificar a credibilidade das fontes e examinar qualquer informação sobre os eventos supracitadas.
As Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) frustraram a "tentativa de golpe de Estado" registada domingo último no Palácio da Nação, um dos gabinetes do Presidente da República, Félix Antoine Tshisekedi Tsholombo, anunciou no mesmo domingo na Televisão Nacional o major-general Sylvain Ekenge, porta-voz do Exército.
Ele encorajou a população da cidade capital, Kinshasa, a voltar às suas ocupações enquanto se espera por cada vez mais detalhes sobre o sucedido.
-0- PANA KON/IS/SOC/DD 19maio2024