Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos inauguram novo recinto diplomático em Addis Abeba

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Os Estados Unidos inauguraram segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, o seu novo recinto diplomático, que o secretário de Estado adjunto americano, James Steinberg, considerou de símbolo importante do compromisso da América numa amizade duradoura com a Etiópia.

Steinberg inaugurou o recinto na presença do vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros etíope, Hailemariam Desalegn, e do vice-presidente da União Africana, Erastus Mwencha, bem como da diretora adjunta do Escritório das Operações de Construção dos Edifícios no Estrangeiro (OBO), Lydia Muniz, do embaixador dos Estados Unidos na Etiópia, Donald E. Booth, e do embaixador dos Estados Unidos junto da União Africana, Michael E. Battle.

Segundo o Departamento de Estado americano, o novo recinto diplomático em Addis Abeba é o 77º realizado pelo OBO desde a adoção, em 1999, da Lei anti-terrorista e sobre a segurança dos edifícios que albergam as embaixadas norte-americanas.

Neste últimos doze anos, o OBO transferiu mais de 22 mil pessoas para prédios mais seguros. O OBO construiu 30 novos edifícios em África e tem sete projetos suplementares em concepção ou em construção no continente africano.

O novo recinto diplomático, sito justamente ao pé da Montanha Entoto e que culmina acima da cidade Addis Abeba, foi concebido para preservar a fauna e a flora que existem neste sítio desde há vários anos.

A nova infraestrutura integra, no seus planos, técnicas de contrução verdes e faz parte das primeiras construções a beneficiar da etiqueta LEED (sistema norte-americano de uniformização dos edifícios de alta qualidade ambiental) na Etiópia.

O complexo de vários prédios fornece para cerca de mil agentes expatriados e locais, dos quais pessoal da Missão americana junto da União Africana, mais de 19 metros quadrados de espaço de trabalho.

Os custos totais estimados deste empreendimento, concluído em agosto de 2010 e que criou empregos tanto nos Estados Unidos como na Etiópia, são de 157 milhões de dólares.

-0- PANA PR/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/DD 01fev2011