Estados Unidos impõem restrições de visto a oito cidadãos da RDC
Washington, Estados Unidos (PANA) - O Departamento de Estado norte-americano impôs restrições de visto a oito cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) com vista a travar as redes de tráfico de espécies selvagens.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, essas medidas tomadas no quadro da Lei da Imigração e Nacionalidade “visam os traficantes de espécies selvagens e madeira, admitindo-se que eles sejam ou tenham sido cúmplices ou estejam implicados no tráfico de espécies selvagens, de partes de espécies selvagens ou de produtos derivados”.
Ned Price indica num comunicado que o tráfico de espécies selvagens constitui um crime transnacional grave que ameaça a segurança nacional, a prosperidade económica, o Estado de Direito, os esforços de conservação envidados, há muito tempo e a saúde humana pela propagação de zoonoses.
"A RDC representa uma placa giratória maior para o tráfico de espécies selvagens e produtos derivados, que passam de África para a Ásia e o Médio Oriente. Trata-se nomeadamente de grandes quantidades de marfim e escamas de pangolins, bem como de chifre de rinocerontes e animais vivos ameaçados de desaparecimento, tais como chimpanzés, gorilas e papagaios cinzentos africanos”, diz a nota.
De acordo com o comunicado, a política de restrição de vistos visa impedir os movimentos e as atividades das organizações criminosas transnacionais implicadas no tráfico de espécies selvagens e de madeira, tornando mais difícil o contrabando de espécies selvagens e de madeiras ilegais.
"Enviamos uma mensagem clara: os traficantes de espécies selvagens e de madeira não são bem-vindos aos Estados Unidos”, indica o comunicado.
Acrescenta que os Estados Unidos se comprometem a colaborar com as autoridades governamentais da RDC e com o Instituto Congolês para a Conservação da Natureza(ICCN) para desmantelar as redes de traficantes e lutar contra o tráfico de espécies selvagens no Mundo.
-0- PANA MA/BAI/JSG/SOC/FK/IZ 14dez2021