Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos financiam $ 30 milhões para merendas escolares no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo norte-americano acaba de conceder ao Congo uma assistência financeira de 30 milhões de dólares americanos para custear merendas escolares nas escolas do país, anunciou o chefe de missão adjunto da Embaixada dos Estados Unidos em Brazzaville, Matthew Cassetta.

Cassetta falava no termo de um encontro com o ministro congolês do Ensino Primário, Secundário e Alfabetização, Anatole Collinet Makosso.

Trata-se de uma contribuição financeira do Departamento americano da Agricultura, a ser parcelarmente distribuída ao longo de cinco anos, para financiar cantinas escolares em alguns departamentos do Congo.

O encontro entre Cassetta e Makosso também permitiu abordar grandes projetos de alimentação escolar no Congo, nomeadamente, a necessidade de alcançar uma certa sustentabilidade do programa que passará pelo reforço das capacidades do Ministério e o uso de mais produtos locais para abastecer as cantinas escolares, indicou, por seu turno, Jean-Martin Bauer, representante do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Para Matthew Cassetta, o programa de cantinas escolares deve ser perenizado, razão pela qual ele está a trabalhar "em colaboração com as autoridades congolesas e o PAM" para que a gestão das cantinas escolares seja confiada ao Governo.

No Congo, o Governo americano intervém, há 14 anos, na alimentação e educação das crianças, em programas que têm como alvo mais de 60 alunos, incluindo crianças indígenas que frequentam as escolas ORA, bem como os dos departamentos de Bouenza, Lékoumou, Pool, Plateauz, Cuvette, Likouala e Sangha.

-0- PANA MB/IS/DIM/IZ 12outu2018