Cartum, Sudão (PANA) – Os Estados Unidos felicitam o Sudão por ocasião do seu 64.º aniversário, segundo um comunicado de imprensa do Departamento do Estado americano.
Neste documento publicado terça-feira última, o secretário de Estado americano, Michael Pompeo, prometeu trabalhar com o Governo sudanês de transição, a primeira declaração do género, durante os últimos 30 anos.
Felicitou o Sudão por ocasião da sua festa nacional, declarando “que em nome do Governo dos Estados Unidos, expresso os meus melhores votos ao povo sudanês numa altura em que celebram a vossa festa nacional a 1 de janeiro”.
Sublinhou que, por ocasião do 64.º aniversário da independência nacional do Sudão, os Estados Unidos felicitam o Sudão pelos “esforços heroícos” para formar um Governo democrático e recetivo que dê meios de ação a todos os Sudaneses, incluindo jovens, mulheres e os que provêm de regiões historicamente marginalizadas.
A declaração indica que os Estados Unidos estão determinados a trabalhar com o Governo de transição, e que o Sudão quer promover a paz, segurança, prosperidade e o respeito pelos direitos humanos.
"Saudamos a ideia de aprofundarmos a nossa parceria, já que fazemos progressos para estes objetivos comuns", indica o comunicado.
O Sudão obteve a sua independência em janeiro de 1956, o que faz dele um dos primeiros países africanos a tornarem-se independentes da dominação colonial britânica.
-0- PANA MO/RA/ASA/IS/MAR/DD 1jan2019