Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos felicitaram os Sul-Africanos pelo 27º aniversário das eleições democráticas históricas de 1994, celebrado nesta terça-feira.
Batizado como Dia da Liberdade, essa efeméride comemora o aniversário das primeiras eleições nacionais multirraciais realizadas no país, após a abolição do apartheid, a 27 de abril de 1994.
O secretário de Estado norte-americano, John Blinken, afirmou segunda-feira, numa mensagem que, o Dia da Liberdade “é uma ocasião para destacar a forte relação entre os Estados Unidos e a África do Sul que se baseia em princípios partilhados de democracia e de defesa dos direitos humanos.
"A forte parceria vigorosa entre os nossos dois países constitui igualmente um pilar da nossa relação, em particular no quadro da nossa luta conjunta contra a covid-19", lê-se na mensagem.
Os Estados Unidos reafirmaram o seu compromisso de trabalharem em parceria com a África do Sul, para melhorar a saúde da suas populações, impulsionar as suas relações económicas e reforçar a colaboração com vista a garantir a segurança dos seus cidadãos em todo o Mundo.
"Espero que possamos expandir a nossa colaboração para enfrentar a ameaça das alterações climáticas e abrandar os seus impactos", disse Blinken.
-0- PANA MA/NFB/JSG/DIM/IZ 27abril 2021