Estados Unidos felicitam novo Presidente cabo-verdiano eleito
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os Estados Unidos felicitaram o novo Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, eleito domingo, segundo uma declaração lida pelo porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price.
Os Estados Unidos elogiaram, ao mesmo tempo, Cabo Verde por ter dado provas, mais uma vez, de "um dos modelos mais estáveis e democráticos de África."
Congratulou todos os candidatos e eleitores por terem conduzido "uma eleição livre, justa e de transparência processual, segundo o forte compromisso de Cabo Verde nos valores democráticos."
"Os Estados Unidos estão ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com Cabo Verde, para fortalecemos ainda mais as relações sólidas entre as nossas nações e aprofundarmos a nossa parceria na segurança, transação e comércio, na energia limpa e educação", lê-se na nota.
Também a Organização das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde sublinhou, segunda-feira, o "exemplo dado ao mundo" pelo país com as eleições presidenciais de domingo último, ganhas nas urnas pelo ex-primeiro-ministro José Maria Neves.
"Cabo Verde acaba de cumprir mais um ciclo eleitoral, colocando a sua maturidade democrática no mais alto patamar. O povo das ilhas e a democracia saíram a ganhar pela serenidade demonstrada e por mais este degrau na evolução do Estado de Direito", escreveu o escritório da ONU em Cabo Verde, em comunicado.
"As Nações Unidas em Cabo Verde, parabenizam o povo cabo-verdiano e a todos os envolvidos, por mais este exemplo dado ao mundo e, por levar o nome do país aos quatro cantos do globo com dignidade e sabedoria", completou a mesma fonte.
Por sua vez, o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, endereçou "sinceras felicitações" ao novo Presidente de Cabo Verde e disse, em nota, que as eleições foram "uma clara demonstração da vitalidade da democracia."
"Nesta ocasião, gostaria de expressar não só a minha total disponibilidade, como também o meu empenho pessoal para reforçar os laços que ligam a CPLP a Cabo Verde, que recentemente assegurou, com elevada excelência, a presidência rotativa da organização", acrescentou.
De igual modo, o chefe do Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou o Presidente cabo-verdiano eleito e realçou a "importância dos laços de amizade e cooperação existentes" entre os dois países.
-0- PANA CS/DD 19outubro2021