Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos felicitaram o novo Presidente eleito da Zâmbia, Hakainde Hichilema, pela sua "vitória histórica" nas eleições gerais de 12 de agosto último, neste país da África Austral.
Washington felicita igualmente o povo zambiano por ter exercido o seu direito de voto no termo de uma participação histórica e saúda também o compromisso de todas as partes de aderir a uma transição harmoniosa e pacífica.
Num comunicado de imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que os Estados Unidos se regozijam em trabalhar com o Governo zambiano para fazer avançar os seus interesses mútuos e aprofundar a amizade entre as duas nações.
"Estas eleições representam uma homenagem aos ideais democráticos em que este país se funda e uma inspiração para as aspirações democráticas no Mundo”, indica o comunicado.
Hakainde Hichilema, empresário de 59 anis de idade e principal líder da oposição zambiana, venceu as eleições presidenciais na sua sexta tentativa.
O presidente da Comissão Eleitoral Zambiana (ECZ), o juiz Esau Chulu, declarou segunda-feira Hichilema eleito na primeira volta, apoiado pelo seu Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND).
Ele derrotou o Presidente cessante, Edgar Lungi, que ele defrontava pela terceira vez na corrida às eleições presidenciais.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 17agosto2021