Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos felicitam Presidente eleito de Zanzibar

Dar-es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Os Estados Unidos felicitaram terça-feira o Presidente eleito de Zanzibar, Ali Mohamed Shein, acreditar que o Governo que está a formar fará com que os benefícios do desenvolvimento e as oportunidades económicas estarão ao alcance de todas ss regiões do Zanzibar.
Na sua mensagem a Shein, o embaixador dos Estados Unidos na Tanzânia, Alfonso E.
Lenhardt, disse que esta eleição histórica, a mais pacífica e melhor organizada na história de Zanzibar, segundos alguns, resultará na formação do primeiro governo eleito da ilha.
"O povo de Zanzibar participou maciçamente nesta eleição para exprimir a sua vontade, confiando no fato de que este um novo Governo que vai representar todas as populações de Zanzibar", disse Lenhardt.
Acrescentou que tanto Shein como Seif Sharif Hamad, líder da Frente Cívica Unificada (CUF), que vai passar doravante do estatuto de principal opositor ao de parceiro do Governo, "mecerem a nossa admiração, por terem levado uma campanha preparando os seus partidários para uma nova forma de Governo".
"Já que o povo falou, está na hora de restabelecer a confiança nas instituições governamentais e construir um novo Zanzibar com fundações mais sólidas para a prosperidade e o progresso social", indicou.
Lenhardt assegurou que as populações de Zanzibar poderão continuar a contar com a América para manter o seu "nível de apoio nas áreas chaves, tais como a educação, a saúde, a energia e as infraestruturas".
"Prosseguimos com os nossos esforços para prevenir e erradicar as doenças.
Prosseguiremos igualmente com a implicação dos maiores atores do setor tecnológico, para equipar todas as escolas primárias de Zanzibar de computadores", prometeu.
Mesmo se o Governo da União de Zanzibar tiver muitas dificuldades, Lenhardt sublinhou que as eleições gerais de domingo representam uma etapa essencial rumo à "idade de ouro" em Zanzibar.