Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos felicitam Pedro Pires por Prémio Mo Ibrahim

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidas felicitaram o ex-Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, pela sua distinção, segunda-feira, com o Prémio Mo Ibrahim para a Liberança Africana, indica um comunicado do Departamento de Estado norte-americano enviado à PANA.

"Este prémio reconhece as realizações notáveis do Presidente Pires em matéria de reforço da democracia, da boa governação e do desenvolvimento económico que fizeram de Cabo Verde um modelo para os outros países oeste-africanos em busca duma via a seguir no plano democrático", sublinha o comunicado.

« Em particular, este prémio recompensa a influência de Pedro Pires no êxito da transição em Cabo Verde no início dos anos 90 duma governação de partido único para o multipartidarismo », adianta.

Este prémio, que consiste em cinco milhões de dólares americanos repartidos em 10 anos e completados por uma pensão vitalícia anual de 200 mil dólares americanos, é o maior prémio atribuído anualmente no mundo.

Além disso, a Fundação Mo Ibrahim projeta conceder uma pensão anual suplementar de 200 mil dólares americanos durante 10 anos às atividades de interesse público e às boas causas defendidas pelo laureado.

O Prémio Mo Ibrahim é atribuído a um antigo líder africano democraticamente eleito que cumpriu o seu mandato no quadro dos limites fixados pela Constituição do país, deixou o poder há três anos e demonstrou excelência no cumprimento do seu mandato.

Embora fosse suposto ser atribuído cada ano, o prémio foi embargado nos últimos dois anos, pois o Comité de Atribuição afirmou que não havia candidatos merecedores.

Os precedentes laureados deste prémio são Festus Mogae e Joaquim Chissano, antigos Presidentes do Botswana e de Moçambique, respetivamente.

Segundo a Fundação Mo Ibrahim, este prémio foi instituído para encorajar uma liderança de alta qualidade na África Subsariana.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/TON 12out2011