Cartum, Sudão (PANA) – Os Estados Unidos felicitaram o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, pelo Prémio Nobel da Paz de 2019 que lhe foi atribuído, bem como o Comité do Prémio por enaltecer os esforços do estadista africano.
O secretário de Estado norte-americano, Michael Pompeo, publicou, sábado, uma declaração a felicitaf Abiy Ahmed Ali pela “prestigiosa honra de ser o 100º vencedor do Prémio Nobel da Paz”.
"O compromisso do primeiro-ministro Abiy para instaurar a paz, no continente africano, e para pôr termo ao conflito com a Eritreia testemunha a sua coragem, a sua força e a sua liderança”, realçou.
"Nós celebramos esta oportunidade memorável com o povo etíope e o continente inteiro", indica o comunicado.
Ele sublinhou que hoje existe uma nova geração de Africanos "cheios de esperança" para um futuro mais próspero e pacífico.
Segundo Pompeo, os esforços de Abiy para reforçar a democracia e a paz, em África, encorajam os futuros líderes do Mundo a tornar-se em agentes da mudança positiva, nas suas próprias regiões.
"Felicitamos o Comité Nobel pelo reconhecimento dos esforços extraordinários envidados por Abiy para fazer progredir a paz e pôr termo aos conflitos no nosso Mundo”, acrescentou Pompeo.
-0- PANA MO/RA/ASA/BEH/FK/IZ 13out2019