Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, felicitou o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Al-Manfi, e o povo da líbio pelo 70º aniversário da celebração da independência da Líbia comemorado, a 24 de dezembro.
Numa mensagem endereçada a al-Manfi, o Presidente americano ressalta a sua posição e a sua solidariedade permanente com o povo líbio, que luta pela restauração da sua soberania e superação de longos anos de conflito.
A Líbia vai comemorar, sexta-feira, 24 de dezembro, o 70º aniversário da sua independência, que foi o culminar da luta do povo líbio pela libertação do jugo colonial italiano iniciado, em 1911, até à declaração da independência por meio de uma resolução das Nações Unidas, em novembro de 1949.
Em 1951, o rei Idriss Al-Senoussi anunciou, da varanda do palácio Al-Manar, em Benghazi (leste), a independência da Líbia.
O 24 de dezembro deste ano devia coincidir com a primeira volta das eleições presidenciais, de acordo com o calendário eleitoral aprovado pela Assembleia da República, mas a persistência de tensões quanto aos candidatos obrigou a Alta Comissão Eleitoral a propor o adiamento da votação para 24 de janeiro de 2022.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 23dez2021