Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos felicitam CEDEAO e condenam oposição liberiana por boicote eleitoral

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos saudaram a firmeza e a determinação dos dirigentes da CEDEAO sobre a segunda volta das eleições presidenciais de 8 de novembro corrente na Libéria, e condenaram a ameaça pelo Congresso para a Mudança Democrática (CDC, oposição) de boicotar o escrutínio.

«Os Estados Unidos saúdam a direção da CEDEAO e sublinham a importante contribuição da Missão da ONU na Libéria (MINUL) na promoção da segurança durante o período eleitoral e a colaboração de todas as partes, para proteger a integridade da democracia na Libéria», indica o Departamento de Estado norte-americano num comunicado.

A nota refere que a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, vão enviar novamente observadores para supervisionar o processo eleitoral e que o recurso à violência é inaceitável.

A CEDEAO lançou, sábado um último, um apelo ao CDC para que renuncie à sua ameaça de boicote, e avisou que vai reconhecer os resultados da segunda volta se o escrutínio for julgado livre e justo.

O CDC pediu sexta-feira aos seus partidários que boicotassem a segunda volta, para protestar contra ''as reclamações não atendidas'' relativas à primeira volta julgada inconclusiva.

O segundo sufrágio vai opor a Presidente cessante, Ellen Johnson-Sirleaf, ao candidato do CDC, Winston Tubman.

Manifestando a sua profunda deceção relativamente à ameaça de boicote, os Estados Unidos declararam que a acusação do CDC segundo a qual o escrutínio foi manchado de fraudes não foi considerada, pois os observadores estrangeiros e locais disseram que o primeiro sufrágio foi justo, livre e transparente.

«Somos a favor da realização das eleições a 8 de novembro, como o exige a Comissão Eleitoral Nacional. A participação nas eleições é um elemento fundamental da democracia. Felicitamos todos os Liberianos pela sua participação pacífica nestas eleições e incentivamo-los a exercerem o seu direito de voto a 8 de novembro», prossegue o comunicado norte-americano.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/IBA/CJB/IZ 07nov2011