Estados Unidos favorecem transição para regime civil no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – Os Estados Unidos apoiam as exigências dos manifestantes sudaneses para um regresso rápido a um Governo civil respeitoso dos direitos humanos e do Estado de Direito.
"Os Estados Unidos apoiam uma transição pacífica e democrática no Sudão dirigida por civis que representam a diversidade da sociedade sudanesa. A vontade do povo sudanês é claro: é tempo de se ir para um Governo de transição inclusivo e respeitoso dos direitos humanos e do Estado de Direito”, segundo um comunicado do Departamento de Estado, transmitido sexta-feira à PANA em Cartum.
O Governo norte-ameriano diz-se encorajado pela decisão do Conselho Militar de Transição de libertar reclusos políticos e levantar o Estado de emergência em Cartum.
"Os Estados Unidos, bem como os nossos parceiros internacionais, continuam a persuadir membros do Conselho Militar de Transição (junta militar no poder) e outros grupos armados da necessidade de darem prova de moderação, evitando o conflito, para protegerem o povo sudanês”, lê-se no documento.
No entanto, o Departamento de Estado norte-americano lembra que a designação do Sudão como Estado patrocinador do terrorismo continua em vigor e que a Fase II das discussões está suspensa até à nova ordem.
"Nós continuaremos a analisar as nossas políticas com base na nossa avaliação dos acontecimentos no terreno e das ações das autoridades de transição”, conclui o documento.
-0- PANA MO/VAO/NFB/IS/FK/DD 19abril2019