Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos exortam autoridades líbias a respeitar direitos de migrantes africanos

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos instaram novamente as autoridades de transição na Líbia a honrar o seu compromisso de respeitar o princípio do primado da lei e os direitos do homem universais para qualquer pessoa que vive na Líbia, face à preocupação persistente sobre o rumo dos migrantes africanos neste país da África do Norte.

« Ficamos preocupados pelo facto de que migrantes subsarianos continuam a estar presos aparentemente devido à cor da sua pele e à supeita de que eles apoiaram o coronel Kadafi », escreve o Departamento de Estado num comunicado.

Além disso, prossegue o documento, a Administração americana continua preocupada pelas informações relativas ao tratamento de tais suspeitos em detenção.

Os Estados Unidos garantem que vão continuar a interpelar o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia nesta questão.

Os migrantes originários da África Sub-Sariana foram visados pelos combatentes do CNT, que crêem que aqueles se bate(ra)m pelo líder destituído Muamar Kadafi.

Durante uma recente reunião em Addis Abeba, na Etiópia, o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e o primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, também exortaram conjuntamente o CNT a proteger os migrantes africanos na Líbia.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 18out2011