Estados Unidos exigem presidenciais pacíficas no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - Os Estados Unidos defendem eleições presidenciais pacíficas, em abril próximo, dentro do respeito pelas normas democráticas, segundo um comunicado divulgado sexta-feira pela sua embaixada no Benin.
“Na perspetiva das eleições presidenciais no Benin, instamos todos os partidos abrangidos e cidadãos a agirem de maneira que o processo eleitoral seja pacífico e respeite às normas democráticas antes, durante e depois do dia da votação”, lê-se neste comunicado de imprensa transmitido à PANA.
Os Estados Unidos exortam todos os atores, em particular, a se absterem de qualquer ação que possa gerar violência.
Instam as forças de segurança a garantirem a segurança do povo do Benin, incluindo dos candidatos e membros da sociedade civil e de autoridades, respeitando o seu direito constitucional de se reunir pacificamente.
O documento sublinha ainda a importância de proteger a liberdade de expressão e de opinião de qualquer candidato ou partido político, seja online ou nos meios de comunicação.
Apela às instituições e tribunais eleitorais para supervisionarem o processo e verificarem os resultados, para que o escrutínio seja organizado de forma livre, justa e transparente.
Os Estados Unidos reafirmam não apoiar nenhum candidato ou partido político em particular, mas o processo democrático em si, sublinha o comunicado.
Porém, o país congratula-se com o facto de, durante mais de 30 anos, o povo do Benin tenha o orgulho merecido de eleições democráticas que garantem ao eleitor uma escolha entre diferentes candidatos.
“Os Estados Unidos compartilham com o Benin o seu desejo de manter este pilar da democracia que lhe é caro”, indica a nota.
A 11 de abril próximo, mais de cinco milhões de beninenses irão às urnas para elegerem um Presidente da República.
Vinte processos de candidatura foram depositados na Comissão Nacional Eleitoral Autônoma (CENA), incluindo o do Presidente cessante, Patrice Talon, empossado a 6 de abril de 2016.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/DD 12fevereiro2021