Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos evacuam diplomatas de Embaixada na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos evacuaram o pessoal da sua Embaixada na Líbia via terrestre para a Tunísia sob alta proteção de aviões de combate e de fuzileiros navais, segundo a imprensa líbia.

No quadro duma operação iniciada sábado que durou seis horas os membros da Embaixada norte-americana foram evacuados via terrestre para a Tunísia sob a proteção de aviões de combate de tipo F-16, bem como de drones (aviões sem pilotos) que sobrevoavam a zona, acrescentou a fonte citando o canal televisivo americano CNN.

A CNN noticiou também a presença de helicópteros que transportavam soldados para qualquer eventualidade, além de 80 fuzileiros navais presentes em terra e que estavam encarregues da segurança da Embaixada.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarou sábado que os Estados Unidos evacuam a sua Embaixada de Tripoli devido ao perigo iminente que ameaça a vida dos seus diplomatas.

A Embaixada dos Estados Unidos na Líbia vai suspender as suas atividades, mas não encerrará as suas portas, acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana em conferência de imprensa sábado em Paris (França).

Por outro lado, a Turquia evacuou sábado de manhã o pessoal da sua Embaixada na Líbia através da fronteira terrestre com a Tunísia.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/TON 27julho2014